Mais de sessenta projectos, de 115 inscritos no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), na província do Bengo, estão concluídos
Deste número (60), sete serão inaugurados no âmbito das celebrações do Dia do Herói Nacional, 17 de Setembro, informou ontem o director do Gabinete de Estudo, Planeamento e Estatística do Bengo, Belarmino de Matos, no final da 7ª sessão ex- traordinária do Governo Provincial. Entre os projectos a serem inaugurados constam 31 residências, nos municípios de Nambuangongo e Pango Aluquém, um depósito de medicamentos no Dande e escolas.
De acordo com o responsável, as obras do PIIM em curso no Bengo apresentam uma execução física e financeira na ordem de 85 por cento. Quanto ao programa Integra- do de Desenvolvimento Local e Combate à Pobreza (PIDLCP), informou que decorre a bom ritmo, apesar de um ligeiro atraso devido à aprovação do Orçamento Geral do Estado. No âmbito do PIDLCP, referiu, a província do Bengo beneficiou de 168 milhões de kwanzas, referente aos meses de Janeiro a Julho, onde os municípios estão com um nível de execução acima de 90 por cento da quota já atribuída.
O PIDLCP é um programa exclusivo de execução das administrações municipais. A iniciativa comporta vários eixos – o fomento da agricultura, pecuária e pescas, o empoderamento da mulher, a merenda escolar e os cuidados primários de saúde. Do total de 115 projectos do PIIM no Bengo, 30 são de subordinação provincial e 85 de responsabilidade municipal. Em termos de execução dos projectos, de uma maneira geral a província está, referiu à ANGOP o responsável. O encontro foi orientado pela governadora da provincial do Bengo, Maria Antónia Nelumba.