Mais de 50 mil toneladas de diversos produtos agrícolas foram colhidas na presente campanha agrícola no município de Nhârea, província do Bié, mais 20 mil em relação à época anterior.
De acordo com o director municipal da Agricultura, Pecuária e Pescas de Nhârea, Hélder Huambo, em declarações à imprensa, no âmbito do balanço da campanha agrícola finda, das culturas colhidas destaca-se o milho, feijão, arroz, trigo, batata-rena e doce, soja, mandioca, ginguba e gergelim.
Hélder Huambo avançou que este aumento da produção resulta da regularidade da chuva e dos apoios dado pelo Governo, principalmente na assistência de insumos agrícolas, tractores e charruas às famílias camponesas e das acções de capacitação dos agricultores.
Outro elemento também positivo, segundo ele, são as áreas de cultivo que nesta época atingiram acima de 100 mil hectares, mais 20 mil em relação à campanha passada.
O município de Nhârea, que conta com uma população aproximadamente de 150 mil habitantes, possui 36 escolas de campo, com perto de mil e 200 famílias.
Estão constituídas 16 associações de camponeses e seis cooperativas. Mais de 20 mil crianças serão imunizadas contra a pólio na Nhârea Vinte e oito mil e quinhentas crianças dos seis meses aos cincos de idade, do município da Nhârea, província do Bié, começam a ser imunizadas, a partir do dia 24 de Agosto, contra a poliomielite.
A campanha, que visa prevenir as crianças de várias enfermidades, vai decorrer até ao dia 28 do mesmo mês. Os petizes também vão tomar a vitamina A.
A actividade contará com mais de 10 mil doses de vacinas, bem como 174 vacinadores, que vão percorrer a sede municipal e as comunas da Gamba, Dando, Caieie e Lúbia.
Segundo o director municipal da Saúde da Nhârea, Aclino Rodrigues Chivinda Sanjala, que falava no acto de encerramento do seminário de capacitação em que os 174 vacinadores participaram, as condições logísticas e humanas estão criadas para o êxito desta campanha.
Por este motivo, apelou às famílias a se juntarem neste evento, levando os menores aos postos fixos bem como receberem os vacinadores nas residências, de maneira a garantir um futuro mais saudável às crianças.