O embaixador de Angola na Turquia, José Patrício, apresentou, ontem, em Teerão, as cartas credenciais ao Presidente da República Islâmica do Irão, Ebrahim Raisi, que o acreditam como embaixador naquele país, com residência em Ancara.
Em audiências separadas com o ministro dos Negócios Estrangeiros e com o Presidente iraniano, o diplomata angolano ouviu daquelas entidades a firme vontade do Irão desenvolver relações de cooperação sólidas com Angola em vários domínios, com realce na agricultura, energia, petróleos e gás, ciências e tecnologias.
De acordo com uma nota de imprensa da representação diplomática angolana na Turquia, com esta cobertura regional o país posiciona-se na Eurásia e Médio Oriente junto de Estados com os quais se podem desenvolver relações de cooperação mutuamente vantajosas.
O embaixador José Patrício cobre também a República da Geórgia, devendo em breve ser acreditado como representante de Angola na República Islâmica do Iraque. A República Islâmica do Irão, a 2ª maior Nação do Médio Oriente, faz parte do Antigo Império Persa e conta com uma população de mais de 88 milhões de habitantes.
O país tem como principais recursos a exploração e produção de hidrocarbonetos, que o coloca como membro proeminente da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) com uma das maiores reservas de petróleo e gás natural do mundo.