Dois “monstros” da música angolana vão abrilhantar o espectáculo para um público diversificado que, fielmente, acorre às instalações do Palácio de Ferro, em Luanda, para vibrar e sentir a cultura angolana no “Concerto Trajectória”
Os artistas Lulas da Paixão e Pedro Cabenha, dois grandes ícones da música nacional, vão animar, no próximo dia 25 do mês em curso, a sexta edição do projecto cultural “Concerto Trajectória”, a ter lugar no Palácio de Ferro.
Segundo Odeth Cassilva, coordenadora de eventos do Palácio de Ferro, o “Trajectória” é um projecto que visa promover e valorizar os artistas nacionais do sector musical, enquanto entidades promotoras da identidade cultural e agente activo da divulgação da memória colectiva dos angolanos.
Quanto à razão da escolha dos dois “monstros” da música angolana, Cassilva explica que geralmente o projecto selecciona artistas que já tenham algum percurso notório no mercado com o objectivo de entreter o público e levá-lo a viajar no tempo através de canções datadas já de há alguns anos ou décadas, numa espécie de “matar saudades”.
À semelhança do que tem acontecido nas edições anteriores, de acordo com a responsável, os artistas são escolhidos a actuar juntos não apenas por ostentarem um histórico e brilhante percurso musical, mas também, e, sobretudo, por apresentarem uma compatibilidade na sonoridade e timbre vocal, o que constitui um factorchave para que os mesmos formem uma “dupla” em palco.
No espectáculo, com início às 19 horas, os artistas vão interpretar canções que fizeram parte das suas trajectórias musicais que já contam décadas e que são conhecidas doo público.
Lulas da Paixão
Compositor e artista, Lulas da Paixão, nome artístico de Sebastião Paulo, nasceu a 11 de novembro de 1946, na Ilha do Cabo, em Luanda, Angola.
Em 1957, começou a sua carreira artística como vocalista do grupo A Caravana. O cantor, ao longo de cinco décadas, sempre se assumiu como de fensor do semba cantado em quimbundo.
Contam, entre outros sucessos, com os temas, “Kamaka”, “Garan”, “Kalumba Eva”, “Nguami Maka”, “Ixi Ya Muangana”, “Madia” e “Menina Wemita” dos álbuns “Histórias”, 2006, e “Kuabite Muvu”, 2013.
Pedro Cabenha a voz dos“Proletários”
Por seu lado, nascido na província do Bengo, na aldeia de Mbanza Kitele, Pedro Cabenha começou a sua carreira na década de 1970, mas foi como vocalista principal do agrupamento “Proletários”, em 1984, que se tornou conhecido.
Evento Trajectória
O evento “Trajectória” decorre mensalmente, naquele importante espaço cultural da baixa de Luanda, sendo que a última edição ocorreu a 21 de Julho, trazendo os artistas Patrícia Faria e Voto Gonçalves, depois de em Junho do corrente ano ter trazido como músicos de cartaz Carlos Lamartine e Calabeto, antes das passagens de Kool Klever, em Abril, e o arranque com as cantoras Dina Santos, Clara Monteiro e Isidora Campos, em Março.