O ministro das Obras Públicas, Urbanismo e Habitação, Carlos Alberto dos Santos, perspectivou para Outubro deste ano o início dos trabalhos de asfaltagem de 400 quilómetros de estradas na província do Cunene, com realce para o troço Ondjiva/Omala, na Estrada Nacional (EN) 120.
Em declarações à ANGOP, nessa Sexta-feira, o governante informou ter sido aprovado pelo ministério sob sua tutela um programa de melhoria rodoviária para esta província, cuja metade dos contratos estão assinados, o qual se encontra num processo de busca de financiamentos.
Os trabalhos serão a curto, médio e longo prazos, devendo o troço Ondjiva/Omala beneficiar neste reatar das obras de 80 quilómetros, dos 160 divididos em dois lotes.
Perspectiva-se a sua conclusão no segundo semestre de 2024. Nesta localidade, frisou, o processo tivera iniciado já e atingiu 50%, mas, por razões financeiras, suspendeu-se o contrato por algum tempo, pelo que se está a criar condições para retoma do mesmo em Outubro próximo.
Constam no programa, entre outros, os troços Otchinjau/Oncócua, Calueque/Xangongo, Cuvango/Cuvelai, sendo os dois últimos inseridos em linhas de crédito da Europa, previsto para 2024.
Carlos Alberto dos Santos falou, igualmente, de um projecto ligado às infra-estruturas integradas da cidade de Ondjiva, tendente a minimizar o impacto negativo da chuva, cujo financiamento está em negociação com um consórcio de bancos da Europa.