A reabilitação de 180 moradias e a construção de raiz de cinco outras, constam dos avanços, da campanha denominada “Cimento, Tijolo e Tinta”, em curso desde Fevereiro deste ano, no município de Icolo e Bengo, província de Luanda.
A informação foi avançada, ontem, Quarta-feira, à ANGOP, pelo administrador municipal adjunto do Icolo e Bengo, para a área técnica, Gilberto Adão, referindo que as cinco casas construídas, do tipo T2, estão localizadas no distrito urbano de Catete enquanto a requalificação consiste no reboco, pavimento e pintura das fachadas.
De igual modo, a construção de muros de vedação, aplicação de portas e janelas, instalações eléctrica e canalização, constam dos trabalhos de melhorias.
Gilberto Adão disse que das 180 moradias, 93 localizam-se nas ruas da Rotunda e das Morenas, arredores da vila de Catete, sede do município de Icolo e Bengo, enquanto as demais estão nas comunas de Cabíri e Cassoneca.
“Os trabalhos continuam porque, na verdade, ainda nota-se muitas famílias em péssimas condições de habitabilidade, quer seja na vila de Catete, quer em outras zonas do município”, assegurou.
Segundo o responsável, a campanha Cimento Tijolo e Tinta está a melhorar a vida dos cidadãos e, a título de exemplo, uma família que por falta de condições para continuar a pagar a renda foi despejada, a administração local, apercebendo-se do sucedido, construiu uma moradia de raiz do tipo T2 para si.
O responsável fez saber que esta campanha, de iniciativa da administração local, será contínua e conta com o apoio de empresários radicados no município.
Campanha serve de modelo
Gilberto Adão informou que esta iniciativa está a ser replicada em outras províncias, como as do Cuanza Sul e do Namibe, mostrando ser um projecto impactante.
“Na verdade, é um projectomodelo e temos informações de que a província de Malanje também vai começar a implementar.
Tudo isso dá-nos força para continuar e evidencia que estamos no caminho certo”, precisou o responsável.
A par da campanha “Cimento, Tijolo e Tinta”, a administração do Icolo e Bengo está a desenvolver outros projectos tendentes ao bem-estar dos cidadãos, como “Administrador no Meu Bairro” e “Luz na Minha Banda”.
O município de Icolo e Bengo, a 62 quilómetros da cidade de Luanda, conta 131.268 habitantes distribuídos nas comunas de Bom Jesus, Cabíri, Cassoneca, Caculo Cahango e distrito urbano de Catete.