O Comité Permanente dos Altos Funcionários da SADC prosseguiu, ontem, com a preparação das matérias a serem levadas à reunião do Conselho de Ministros da organização, entre os dias 13 e 14, tendo feito o balanço do lema da 42ª cimeira, na RDC, e a aprovação do lema a ser implementado por Angola. Hoje, acontece a reunião do comité de finanças da organização regional
Ainda ontem, os peritos analisaram a cooperação com os parceiros internacionais, com enfase para a União Europeia (UE), com quem este grupo técnico tem vindo a manter relações de cooperação mutuamente vantajosa desde muito cedo, segundo o porta-voz do evento, o embaixador angola- no Jorge Catarino Cardoso.
De acordo com o porta-voz, a implementação do 11º Fundo Europeu de Desenvolvimento (FED) foi concluído em 2021, estando agora, a organização regional, numa nova fase de cooperação junta- mente com a UE, para o período 2021/2027. Foi ainda debatida a cooperação com a Alemanha, um tradicional parceiro da SADC, segundo o responsável, bem como a perspectiva dos acordos com os Estados Unidos da América, cuja reunião, entre as partes, acontece nos próximos tempos, no decurso da presidência angolana.
O encontro dos altos funcionários, que decorre à porta fechada, analisou também assuntos relativos aos instrumentos jurídicos de cooperação da região, à avaliação sobre a implementação do processo de reestruturação da SADC, bem como ao empossamento do novo secretário-executivo-adjunto para os Assuntos Institucionais.
Aprovação do lema da 43ª Cimeira Ainda ontem, o Comité Permanente dos Altos Funcionários da SADC procedeu à aprovação do lema da 43ª Cimeira de Chefes de Estado e de Governos da organização regional “Capital Humano e Financeiro: Principais factores para a industrialização sustentável da SADC”.
Segundo o porta-voz da reunião dos altos funcionários da SADC, Jorge Catarino Cardoso, o lema tem uma estratégia subjacente e um plano de acção, que foi trabalhado em conjunto com o secretariado-geral da SADC, e que tem Angola à testa no quesito da sua implementação na sua plenitude. Também ontem, o grupo de peritos procedeu ao balanço da implementação do lema da anterior cimeira, a 42ª, ao longo do consulado da República Democrática do Congo (RDC), o qual permitiu ao comité aferir as actividades desenvolvidas na região durante o período de vigência, de acordo com o porta-voz.