Oito campos minados e armadilhados com diversos engenhos explosivos foram desminados na província do Bié, pela organização Não Governamental britânica “ The Halo Trust”, durante o primeiro semestre do ano em curso, menos dois em relação o período anterior.
Em declarações, ontem, à ANGOP, o chefe das operações dessa organização, Alfredo Cativa Bongue, salientou que os campos clarificados correspondem a uma área de 220 mil e 566 metros quadrados.
Alfredo Cativa Bongue frisou que, durante este período, a The Halo Trust removeu e destruiu 117 minas anti-pessoais, quatro minas anti-tanques e 828 outros explosivos não detonados.
Fez saber que a instituição sensibilizou sobre o perigo das minas 11 mil e 275 cidadãos, entre crianças, mulheres e adultos.
Neste momento, segundo Alfredo Cativa Bongue, a ONG realiza trabalhos de clarificação em nove zonas minadas ou consideradas vermelhas dos municípios do Cunhinga, Camacupa e Cuemba, que prevê entregar até final do ano em curso.
Assegurou que a limpeza das áreas está a permitir o aumento da produção agrícola e a livre circulação de pessoas e bens.
Apelou à população, sobretudo do meio rural, a continuar a colaborar com o Estado, denunciando às autoridades administrativas sempre que se depararem com um campo suspeito ou minado.