A Administração Municipal de Belas, em Luanda, comunicou, essa Quartafeira, que teve início, na última semana, a limpeza da vala de drenagem de águas pluviais e residuais, num ponto crítico da Avenida Fidel de Castro, precisamente nas proximidades do antigo controlo no distrito do Morro dos Veados.
De acordo com o director de comunicação institucional e imprensa de Belas, Neto Caculo, em declarações à ANGOP, os trabalhos vão servir para facilitar o escoamento das águas das chuvas para o mar e evitar inundações provocadas por excessos de resíduos na vala.
Explicou que os trabalhos de limpeza estão a ser executados por uma brigada técnica local, com meios comprados por via do Plano Integrado de Intervenção aos Municípios (PIIM).
Sem mencionar o fim da intervenção, disse que até ao momento já foram removidas mais de 10 toneladas de resíduos sólidos, entre areia, lixo doméstico, ramos de árvores e carcaças de automóveis e de motociclos, entre outras.
Por outro lado, o administrador municipal, Arlindo dos Santos, disse que a desobstrução de valas de drenagem, assim como a reabilitação das vias de comunicação rodoviária são obras prioritárias na circunscrição.
Aventou a hipótese da contra tação de serviços de particulares, com meios financeiros próprios, com vista a acelerar os trabalhos de reabilitação de estradas antes do inicio das próximas chuvas.
Com pelo menos 700 mil habitantes, Belas é composta pelos distritos do Kilamba (sede), Quenguela, Vila Verde, Cabolombo, Morro dos Veados, Ramiros e comuna da Barra do Cuanza.