A equipa sénior masculina de andebol do 1º de Agosto conquistou ontem a Taça de Angola, segunda maior competição do calendário da Federação Angolana de Andebol, após vitória, por 15-12, diante do Interclube, no Pavilhão Serra Van-Dúnem, no Huambo.
A partida foi equilibrada em função da disciplina táctica das duas equipas. Por esse motivo, ao intervalo, o marcador assinalava uma empate a cinco golos.
Ainda assim, os comandados de Filipe Cruz tiveram melhor em relação aos pupilos de José Pereira “Kidó”.
Os militares apresentaram concentração na finalização, por isso conseguiram três golos que ditaram a vitória. Reagindo à conquista da Taça de Angola, o treinador Filipe Cruz, disse que a sua equipa abordou muito o jogo, uma vez que o título da prova estava em questão.
Filipe Cruz revelou que os jogadores sabiam que para salvar a temporada era importante vencer a Taça, porque o título do Campeonato Nacional foi perdido para o rival.
O técnico do Interclube, José Pereira “Kidó”, lamentou o desaire, uma vez que a sua direcção pretendia fazer a dobradinha.
O Clube Desportivo 1º de Agosto, liderado por Carlos Hendrick, celebra hoje, Terça-feira, 46 anos de existência.
A fundação do 1º de Agosto deveuse a uma estratégia de desenvolvimento do desporto definida pelas Forças Armadas Populares de Libertação de Angola (FAPLA) por via do Comité Desportivo Nacional Militar (CODENM).
Foi o primeiro clube criado no período pós-independência.
Futebol, basquetebol, andebol, atletismo, hóquei em patins, canoagem, judo, karaté-dó, natação, pesca, taekwondó e ténis de mesa são as modalidades que o clube movimenta.