A informação posta a circular por alguma imprensa portuguesa, a apontar a fuga de mais de 100 peregrinos das delegações de Angola e Cabo Verde a Jornada Mundial da Juventude em Lisboa, não corresponde a verdade.
Dom Belmiro Chissengueti, Bispo da Diocese de Cabinda, que chefia a delegação angolana ao evento a ser presidido pelo Papa Francisco, falando a imprensa nacional confirmou apenas a ausência, de pelo menos, 6 integrantes, sendo alguns por razões conhecidas e outros sem explicação.
O prelado critica a falta de rigor na verificação da informação por parte dos jornalistas e predispõe-se a prestar esclarecimentos a todos que o solicitarem.
O jornalista Guilherme da Paixão, também peregrino e que vai já na sua 9ª jornada do género, mostrou ontem a televisão angolana a concentração da delegação angolana, garantindo que não constava a “fuga de nenhum dos integrantes”.
A Jornada Mundial da Juventude (JMJ) tem início hoje, 1 de agosto, terça-feira, e termina a 6 de agosto, domingo. apesar de ser habitual a ocorrência de eventos anteriores.