O vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas do Cunene, Gilberto Matias, orientou ontem, segundafeira, em Namacunde, os empreiteiros a imprimir outra dinâmica nas obras inseridas no Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM), segundo a Angop.
O município foi abrangido com 21 projectos, destes apenas nove foram concluídos e inaugurados,12 estão em curso com um nível de execução física e financeira de 60 por cento.
Em declarações à imprensa, no final da visita de constatação às empreitadas, António Matias sublinhou que as empresas construtoras devem acelerar os trabalhos para beneficiar as populações, em termos do fornecimento da energia eléctrica e da circulação das pessoas.
“Verificamos que as obras da linha de transporte de energia e a terraplanagem no mesmo percurso de 24 quilómetros, que liga a sede municipal de Namacunde e a comuna do Chiedi, são as mais atrasadas”, afirmou.
António Matias orientou o melhoramento no trabalho de terraplanagem da via, bem como as passagens hidráulicas que ficaram destruídas pela chuva, por falta de melhor dimensionamento das tubagens.
Com um universo de 142 mil 047 habitantes, o município de Namacunde ocupa uma superfície de 10 mil 701 quilómetros e está dividido administrativamente por duas comunas e dez povoações.
A província do Cunene foi contemplada com 135 projectos, destes 109 são de responsabilidade das administrações municipais, 26 do governo da província e cinco de subordinação central.