O evento, que será realizado durante dois dias, a par de exposições, venda de produtos, oficinas, graffiti, batalhas e performance é preenchido com painéis de debates dirigidos por rappers como MC K, Kool Klever, Hidrogénio, Kano Cortado e CFK
Os 50 anos de existência do Hip Hop, desde a sua instituição oficial, em 1973, é celebrado através da “Feira de Hip Hop, um evento que vai juntar amantes, fazedores e apreciadores deste estilo musical, no Sábado e Domingo, 25 e 26, às 19 horas, no Street Art Market ‘On Board’, no Maculusso, em Luanda.
O evento, promovido pela organização denominada “Universidade do Hip Hop”, contará ainda com exposições, venda de produtos, oficinas, debates, graffiti, batalhas e performance musicais pertencentes à cultura deste estilo também designado como rap, popularmente conhecido.
O objectivo é de congregar todos fazedores e amantes desta arte para expandir o estilo e as matrizes que o carecterizam, zelando pela valorização e promoção desta cultura musical em Angola.
Segundo o membro da organização, Cláudio Bantu, a feira conta com quatro painéis de debate, onde serão discutidos temas como “Streaming e Direitos de Autor aplicados ao Hip Hop”.
No encontro, conforme disse, será ainda discutido assuntos sobre a “Produção de eventos deste estilo musical (Prós e contras) ”, “Visão social do movimento Hip Hop em Angola” e “Meio século de Hip Hop”.
“Para além do material exposto, a feira vai contar com algumas oficinas, nomeadamente de break dance, graffiti art, deejayins e oficina de Rap ou MC’s”, detalhou o responsável.
Entre o público presente consta a participação de rappers da nova e velha escola, que o encerram com a realização do espectáculo preenchido com performances desta arte.
Cláudio Bantu avançou que os painéis de debates serão dirigidos por alguns rappers já conhecidos, como MC K, Kool Klever, Hidrogénio, Kano Cortado, CFK, entre outros.
A música Hip Hop, também conhecido como rap, é um gênero de música popular desenvolvido nos Estados Unidos por afro-americanos e latino-americanos no bairro do Bronx, em Nova York, na década de 1970.
Consiste em uma música rítmica estilizada que comumente acompanha o rap, uma fala rítmica e rimada que é cantada.
A cultura Hip Hop foi iniciada nas comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova Iorque e espalhou-se por todo o mundo.
No momento em que surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas chamadas “loop” (pequenos trechos de música em repetições contínuas) em dois turntables, que actualmente é referido como sampling.
Posteriormente, foi acompanhada pelo rap (abreviatura de rhythm and poetry ou ritmo e poesia em inglês) com uma técnica vocal diferente para acompanhar os loops dos DJs.
Junto com isto, surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.
A relação entre o grafite e a cultura rap music surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e quem praticava os outros elementos.
POR: Bernardo Pires