Para incentivar as mulheres a despertarem paixão pela leitura e a escrita, é realizada hoje, às 17 horas, uma conversa interativa sobre as obras “Incertezas” e “Pedaços da História” da escritora Katya Santos, na Casa Cultural do Rangel, promovida pelo Clube de Livros
Oobjectivo é brinda-lás, neste mês que lhes é dedicado, com uma conversa participativa com a escritora sobre o seu percurso, inspirada pela história e vivências narradas nos seus livros.
“Vamos interagir com quem, tal como eu, tem amor pelos livros.
O momento vai servir igualmente para venda e sessão de autógrafos dos dois livros”, disse a escritora.
A obra “incertezas”, segundo explicou, é um conjunto de poemas escritos ao longo dos anos, após a sua integração ao movimento ‘Lev’Arte Angola’, em 2008.
Foi publicada em 2014, quando seleccionada para integrar a lista dos 10 novos escritores que iriam constituir o projecto Ler Angola (Amo Angola), e reeditada em 2017.
“É um conjunto de poemas que escrevi ao longo dos anos.
A minha integração ao movimento Lev’Arte foi um grande impulsionador disso”, avançou.
Já o livro “Pedaços da História”, que conta com 253 páginas, reporta um conjunto de entrevistas, baseadas em conversas que a escritora foi mantendo com idosos no Beiral e da Associação de Amizade e Solidariedade para a Terceira Idade (AASTI).
A obra conta apenas com uma única edição, publicada em Fevereiro de 2019, no Camões – Centro Cultural Português, em Luanda, com a chancela da editora Acácias.
“O ‘Pedaços da História’ tem uma roupagem de carácter histórico, porque contém relatos de grande impacto e conserva um cariz social que move qualquer leitor a rever o sentido humano na sua essência”, sublinhou Kátia Santos.
Para a escritora, a obra representa um retrato fiel da vida diária difícil que vivenciam os idosos daquelas instituições que visitou, reflexo de “um quotidiano coberto de verdades tocantes e muito interessantes”.
“No processo da escrita da obra passei por uma experiência sem igual.
Uma desafiadora aventura a que fui tomada a confrontar-me; uma realidade que não fazia ideia que existia, mas que, com certeza, enriqueceu o meu modo/estilo de vida”, expressou a autora.
Katya Santos é poetisa, declamadora e fotógrafa, membro do Movimento Lev’Arte, há mais de 14 anos.
Em 2017, a autora participou na primeira Antologia Poética escrita por 17 mulheres, intitulada “O Canto da Kianda”.