O Chefe de Estado angolano, João Lourenço, destacou, ontem, em Nagoya (Japão), os acordos rubricados com a multinacional japonesa Toyota Tsusho Corporation para a consolidação da presença da companhia em Angola
Trata-se de acordos rubricados entre a multinacional com os ministérios angolanos da Saúde e da Energia e Águas, na presença do Presidente da República. Em breves declarações, no final do acto, João Lourenço afirmou que, a partir da assinatura, as responsabilidades da Toyota Tsusho aumentam, no interesse de ambas as partes e de Angola, em particular.
Disse que a parceria entre a Toyota Tsusho Corporation e o Governo angolano tem sido bastante proveitosa, daí a necessidade de tudo fazer para que conheça melhores dias. Os três memorandos rubricados, prosseguiu o Presidente, vêm acrescer a presença da Toyota em Angola. Além da comercialização de veículos, a assinalar a realização de um importante projecto na província do Namibe.
Trata-se de um projecto que prevê um parlamento forte, democrático, sensível ao género, engajado na defesa da ecologia e, sobretudo, que responda aos anseios, preocupações e sonhos dos angolanos. Carolina Cerqueira avançou que, para o início das tarefas estabelecidas, foi já criada uma comissão organizadora e delineadas as principais linhas de actuação, os eventos paralelos, contando, ainda, com o apoio do IUP, para que o encontro de Luanda possa promover e desenvolver o intercâmbio e criar pontes de solidariedade, concertação, de diálogo e, sobre- tudo, de actuação a favor do bem- estar e da melhoria das condições sociais das populações.
Adiantou que o país vai aproveitar a ocasião para mostrar a sua hospitalidade, a sua cultura, bem como promover o turismo. A Presidente da AN deu ainda a conhecer que, em termos humanos, materiais e técnicos, estão criadas as condições essenciais, com um quadro humano dinâmico, participativo e engajado e de deputa- dos que vão mostrar a experiência de organização. Por seu turno, o secretário-geral da IUP, Martin Chungong, afirmou que a assinatura do acordo representa o casamento entre Angola e a organização.
Para o responsável, Angola e o seu parlamento dão, uma vez mais, uma demonstração do seu com- prometimento para com a pro- moção dos ideais democráticos. Martin Chungong adiantou que a organização já começou a sensibilizar os seus membros para se fazerem presentes em Angola, a fim de participarem neste evento que servirá para a abordagem de assuntos de interesse comum.
Ao longo da 146.ª Assembleia-geral da UIP, Angola colheu experiências da coordenação do encontro do Bahrain, durante um encontro entre a Presidente da AN, Carolina Cerqueira, e o Presidente da Comissão Organizadora, Jamal Fakhro. A delegação angolana aproveitou o momento para recolher informações detalha- a reabilitação do Terminal Minerio do Saco-Mar, nessa província, e a expansão do terminal de contentores do Porto do Namibe. Quanto ao acordo ligado ao Ministério da Energia e Águas, tem como foco a construção de sistemas de captação de águas subterrâneas, com recurso à energia solar, para mitigar os efeitos da seca no Sul de Angola.
Já o memorando sobre saúde tem a ver com a doação de um veículo frigorífico para o transporte de vacinas. O terceiro acordo prevê a criação de instalações de fornecimento de energia renovável e sistemas de abastecimento de água na Zona Franca da Barra do Dande, província do Bengo. Na visita ao Japão, o Chefe de Estado angolano está acompanha- do pela Primeira-Dama, Ana Dias Lourenço, por membros do Executivo e do seu gabinete.