O presidente do Conselho de Administração da Agência de Investimento Privado e Promoção das Exportações (AI- PEX), Lello Francisco, vê no Fórum Económico Angola – Japão uma oportunidade para fortalecer a parceria entre os sectores privados dos dois países.
O fórum acontece hoje, Segunda-feira, 13 na cidade japonesa de Tóquio, no quadro da visita oficial que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, realiza, de 12 a 15 do mês em curso, ao país asiático a convite das autoridades locais.
Em declarações à imprensa, Lello Francisco afirmou que o fórum também será uma oportunidade para promover e divulgar as oportunidades de investimentos que Angola oferece em sectores como pescas, indústria, agricultura, saúde e indústria farmacêutica. Dezoito empresas angolanas e 60 japonesas confirmaram presença no Fórum Económico, evento em que o Chefe de Estado angolano, João Lourenço, será o orador principal. No Japão, para tomar parte no Fórum, o empresário angolano Adérito Areias, com investimentos no sector pesqueiro, informou que o país asiático é dos maiores consumidores do atum. “Temos bastante atum nas nossas águas.
Temos de convencê- los de modo a fazer uma parceria para que se faça algo de concreto”, referiu. Quanto à possibilidade de parceria no sector agro-industrial, o empresário entende que Angola deve tirar proveito do facto do Japão ter esse segmento desenvolvido, criando um ambiente de negócios que convença os japoneses a investir no mercado angolano.
Presente na capital japonesa, o coordenador do Conselho Económico e Social, Octávio Serra Van-Dúnem, considerou o encontro uma oportunidade para perceber como estas dinâmicas ocorrem no mundo e como aplicar em Angola. Manuel Sumbula, presidente da Associação das Indústrias de Bebidas de Angola, disse que a intenção é partilhar a experiência com os empresários japoneses no capítulo do agronegócio e desenvolvimento da indústria trans- formadora.