Nascido a 12 de Janeiro de 1923, Álvaro Holden Roberto completaria 100 anos de idade este ano. Por ocasião do seu centenário, a direcção da FNLA concebeu um programa e calendário de actividades dividido em quatro ciclos para celebrar, durante um ano, a vida e obra do fundador do partido.
O lançamento das celebrações, tal como explicou o secretário-geral da FNLA, Aguiar Laurindo, foi efectuado no dia 12 de Janeiro e vai estender-se ao longo do ano todo, em todas as províncias por meio das estruturas do partido espalhadas pelo país. A direcção da Frente Nacional para Liberação de Angola (FNLA) definiu um calendário de actividades dividido em quatro ciclos, para celebrar o centenário de Holden Roberto, líder fundador do partido.
O primeiro ciclo das festividades começa neste mês de Março, o segundo em Agosto, o terceiro terá lugar no mês de Novembro e o quarto e último ciclo, que irá concluir as festividades, será realiza- do no dia 12 de Janeiro de 2024. Trata-se de um período de quatro etapas que servirá para refletir sobre a vida e obra de Holden Roberto. Os militantes defendem a necessidade de se recuperar a memória dos protagonistas da história de Angola para transmitir à nova geração. “Os militantes estão a participar de forma muito entusiástica e não só.
Estão a reviver aqueles que foram os feitos do líder histórico da FNLA em prol da luta de libertação e da independência de Angola”, disse Aguiar Laurindo, avançando que o partido vai continuar a interpretar o legado de Holden Roberto, honrando a sua memória e ensinamentos, divulgando-os para que a juventude os conheça. Sublinhou que o partido vai ainda continuar a trabalhar para engrandecer a sua obra e fazer com que a mesma sirva de um elemento catalizador para todos os seus afazeres. O ciclo de conferências teve início no último Sábado.
Um evento que serviu para divulgar e enaltecer a figura e os feitos do líder fundador. Álvaro Holden Roberto nasceu aos 12 de Janeiro de 1923 e faleceu a 2 de Agosto de 2007. Iniciou a sua actividade política em 1954 dentro da Frente Nacional de Libertação de Angola, de- pois liderando o Governo Revolucionário de Angola no Exílio. De lembrar que a FNLA completará 62 anos de existência no próximo dia 15 de Março. Esta formação política nas últimas eleições gerais conquistou o quarto lugar, tendo alcançado um percentual de 1,06, que lhe valeu dois assentos na Assembleia Nacional.