O Governo lançou, recente- mente, o Concurso público Limitado por Prévia Qualificação, para cedência de duas plataformas logísticas, na Arimba e Lombe, nas províncias da Huíla e Malanje, para a celebração do contrato de concessão para construção, exploração e gestão comercial.
O quarto e quinto Concurso Limitado por Prévia Qualificação para a celebração do contrato de concessão das Plataformas Logísticas da Arimba, na província da Huíla, no Sul e do Lombe, na província de Malange, ocorrerá num período de exploração de 30 anos, segundo uma nota da Agência Reguladora de Certificação de Carga e Logística de Angola (ARCCLA), a que o Jornal OPAÍS teve acesso. Depois de lançado o concurso, a ARCCLA se responsabilizará pela organização e acompanhamento dos processos, elaborar as peças de procedimentos com base na legislação aplicável no quadro da dinamização da Rede Nacional de Plataformas Logísticas.
O lançamento deste Concurso, de acordo com o documento, segue- se ao já ocorrido para a concessão das Plataformas Logísticas do Luvo, Soyo e Luau, parte das seis Plataformas Logísticas previstas na primeira fase para a implementação da Rede Nacional de Plataformas Logísticas (RNPL). Entretanto, a Plataforma Logística da Arimba, na Huíla, está localizada a 35 km da cidade do Lubango, possui ligação com a EN 280. Na sua zona de fronteira estão as capitais provinciais de Benguela (257 Km), Huambo (316 Km) e Namibe (171 Km).
No que às infra-estruturas logísticas diz respeito, a Plataforma Logística (PL) da Arimba poderá beneficiar os Portos do Namibe e do Lobito, dos Caminhos-de-ferro de Moçâmedes e de Benguela, para além dos aeroportos na Catumbela e no Namibe. Localizada em Malanje, a Plataforma Logística do Lombe está situada na zona central da terra da Palanca Negra Gigante que beneficiará do Caminho de Ferro-de-Luanda, asseverando ligações privilegiadas com o mercado internacional através do Porto de Luanda.