Os habitantes do bairro da Juventude, a 10 quilómetros da cidade do Sumbe, província do Cuanza Sul, ganharam, essa Quarta-feira, uma escola primária de sete salas de aula, construída no âmbito do Plano Integrado de Intervenção nos Municípios (PIIM)
Inaugurada pelo governador provincial do Cuanza Sul, Job Capapinha, a escola, denominada “Margarida Chipuco Tomás”, vai albergar 840 alunos em três turnos.
Orçada em 118 milhões 827 mil e 263 kwanzas, a empreitada esteve a cargo da construtora Kuidika-MG, num período de quatro meses, e comporta gabinete do director, área administrativa, secretaria, sala dos professores e de reuniões, casas de banho, pátio e quadra polidesportiva.
Ao intervir no acto, o administrador municipal do Sumbe, Wenga Franco, disse que a escola vai albergar os alunos da circunscrição que estudavam em condições precárias. Solicitou aos encarregados de educação, alunos e professores no sentido de cuidarem do imóvel, de modo a servir também as gerações vindouras.
Numa mensagem, os alunos enalteceram o programa do Executivo de expansão da rede escolar, assim como a melhoraria das condições de ensino-apredizagem.
“Estamos satisfeitos com esta iniciativa do Governo da província em construir esta escola no bairro da Juventude, pois vamos deixar de percorrer longas distâncias para assistirmos às aulas.
Prometemos cuidar da instituição, para que as gerações vindouras possam estudar em óptimas condições”, sublinharam.
Na ocasião, o director do Gabinete Provincial da Educação, José Eduardo, afirmou que o Governo vai continuar a trabalhar com vista a expandir as infra-estruturas escolares em toda a região.
Fez saber que, no âmbito do PIIM, o Cuanza Sul conta com 24 escolas inauguradas, das 34 previstas, facto que tem permitido a inserção de mais crianças no sistema de enino e a substituição das salas precárias pelas de construção definitiva, influenciando no aumento dos níveis motivacionais dos alunos e dos professores.
Por sua vez, a professora Margarida Chipuco Tomás agradeceu o gesto do Governo em atribuir o seu nome à escola, em reconhecimento ao contributo prestado na melhoria do sistema de ensino na província.
“Enalteço o gesto do Governo do Cuanza Sul e encorajo a direcção da instituição e os professores a trabalhar para garantir que a unidade estudantil seja um grande centro do conhecimento e da competência.
Tenho a plena convicção de que nessa escola sairão homens e mulheres que vão contribuir no desenvolvimento do município e da província”, acrescentou.
Com uma população estimada em mais de 280 mil habitantes, o município do Sumbe controla 64 escolas do ensino geral.