O livro intitulado “Intervalos” da poetisa Irene A’Mosi, marca a sua estreia no mundo da literatura, a ser publicado amanhã,10, pelas 10 horas, no Centro Cultural Português-Camões, em Luanda, sob a égide da editora Palavra e Arte
Trata-se de uma obra em prosa poética, cujos temas reflectem as peculiaridades do ser em momentos de introspecção.
Com 56 páginas, está distribuída em duas edições, uma normal e outra especial, sendo a segunda com um acabamento artesanal, o que a difere de outras obras da nossa praça literária.
Segundo a autora, o livro expressa os vazios e intervalos que o peso das ausências, das insuficiências e das incompreensões podem causar na vida de alguém.
“A obra é sobre os intervalos que nós mesmos criamos para nos situar no mundo, enquanto seres singulares e repletos de camadas instáveis, longe dos resguardos e capacetes que usamos para preformar”, explicou a autora em declarações exclusivas ao OPAÍS.
Para a jovem poetiza que está acostumada a exprimir a sua arte por meio da oralidade, trazer o casamento entre o falado e o escrito é um grande ganho e, “dentre várias coisas um sonho de consumo”.
Questionada sobre as razões que a levaram a enveredar pelo mundo da escrita, sendo uma artista que sempre optou, preferencialmente, pela poesia falada, Irene A’Mosi disse que os textos que compõem a obra não foram escritos com o intuito de virem a fazer parte de um livro.
Explicou que as motivações foram as mesmas de sempre: a paixão que nutre pela arte em geral.
“As motivações e inspirações acabaram por ser as mesmas que servem de base para as minhas manifestações artísticas: a vida no geral”.
Irene, contou, teve imensas dificuldades durante a composição e produção do livro, sobretudo no que diz respeito à impressão da obra.
Um processo que considera desafiador. “Foi um desafio primeiro, ter que materializar a ideia, tirar da mente para o papel, e, depois, encontrar editora e profissional que conseguisse perceber e dar aquilo que procurava. Graças a Deus temos profissionais e capacitados.
A Palavra e Arte foi a melhor escolha”, exprimiu a poetisa.
Sobre a Autora Irene A’Mosi apresenta-se como uma artista multidisciplinar, marcando o seu nome na televisão, nos cinemas, nos palcos e em livro.
A autora é definida como uma narradora de hábitos e costumes da sua geração, que usa narrativas simples num jogo de expressões culturais próprias e comuns, tendo como instrumento de trabalho a memória colectiva da sua época.