Em pleno Dia Internacional da Mulher, data assinalada ontem, o Interclube revalidou a Supertaça, troféu que abre a temporada sénior feminina de basquetebol, após vencer, por 74-62, ontem, o 1º de Agosto, em Luanda. As polícias, com esta vitória, somam 11 títulos conquistados, ao passo que as militares seguem com seis.
Com uma assistência razoável registada no histórico Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, na capital angolana, a formação afecta ao Ministério do Interior entrou melhor no primeiro período. Nesta fase do encontro, a moçambicana Ingvild Mucauro esteve em destaque, tendo apontado três triplos consecutivos, o que permitiu a sua equipa vencer, por 24-18.
No segundo quarto, o treina- dor da turma das Forças Armadas Angolanas, Walter Costa, orientou a equipa a apostar no sistema defensivo ‘homem a homem’. Por esse motivo, Ana Gonçalves, Rosa Gala e colegas conseguiram reduzir a desvantagem, mas que foi insuficiente para travar a fúria das polícias, que foram para os balneários com o triunfo de 46- 42, quatro pontos de diferença. O melhor momento das militares foi no arranque do terceiro período, porque conseguiam fazer lançamentos da zona dos três pontos, por isso ter- minaram empatados, 52-52.
No arranque do quarto e último período, os adeptos das militares esperavam mais das jogadoras não aconteceu, a turma adversária puxou dos galões para alegria dos “torcedores” das polícias. Reagindo à vitória, a treinadora do Interclube, Elisa Pires, aproveitou primeiro felicitar todas as mulheres. “É um dia especial para mim, porque completo mais um ano de vida. As minhas jogadoras foram superiores, por isso mereceram o triunfo”, felicitou. Por sua vez, o técnico do 1º de Agosto, Walter Costa, reconheceu que a opositora esteve bem, mas garantiu continuar a trabalhar.