O Comando Provincial de Luanda da Polícia Nacional procedeu, neste final de semana, a detenção de 78 condutores que se encontravam a dirigir sob efeito de uma percentagem de álcool maior do que a estabelecida pela lei. Os implicados foram conduzidos ao tribunal, on- de responderam pelo crime correspondente. As detenções foram realiza- das no âmbito da regularização e fiscalização do trânsito automóvel, entre os dias 3 e 5 do mês corrente, durante os quais foram ainda apreendidas 26 viaturas e 41 motorizadas.
Além dos automobilistas acima mencionados, um total de 291 cidadãos foram sancionados com multa, por diversas infracções ao Código de Estrada, de acordo com o relatório de segurança pública da Polícia Nacional em Lu- anda, a que OPAÍS teve acesso. “Destacar a detenção de 78 cidadãos automobilistas com idades compreendidas entre 21 e 59 anos, pela presumível autoria do crime de Condução em Estado de Embriaguez, conduzidos ao Tribunal”, lê-se no documento.
Relativamente à sinistralidade rodoviária, foram registados 27 acidentes, que resultaram em cinco mortos, 37 feridos e em da- nos materiais avaliados em mais de 22 milhões de kwanzas. Noutra parte do relatório, o Co- mando Provincial faz referencia da apreensão de cinco armas de fogo, três das quais do tipo metralhadora AKM e duas do tipo pistolas.
No mesmo seguimento, foram retidas 50 gramas de cannabis. Esse órgão avançou ainda que, resultante de nove micro-operações, foi possível deter 178 cidadãos suspeitos da prática de vá- rios crimes, em todos municípios de Luanda, permitindo, igual- mente, o esclarecimento de diversas ocorrências.