De acordo com a Bloomberg, as tensões entre a Alemanha e a Polônia ameaçam minar o apoio militar à Ucrânia
Conforme a mídia, enquanto os países da OTAN de início mostraram união no apoio à Ucrânia, divergências entre a Alemanha e a Polónia podem perturbar os esforços conjuntos para fornecer armas a Kiev.
Recentemente, a Polónia acusou a Alemanha de atrasar o envio de tanques para o front ucraniano. Por sua vez, o chanceler alemão, Olaf Scholz aprovou o fornecimento de tanques Leopard à Ucrânia.
A própria Polónia atrasou os seus compromissos com a Ucrânia, e criticou Berlim por não enviar peças de reposição ao país, ressalta a Bloomberg.
De acordo com a mídia, a Polónia acredita que a principal responsabilidade é da Alemanha, já que o país é o principal produtor destes tanques. Além disso, a Polónia exige de Berlim o pagamento de USD 1,3 trilião em reparações de guerra.
Outro ponto de discórdia é a política energética, com a Polónia a afirmar que o “sector energético da Alemanha está a enviar bilhões a Moscovo” para suprir as suas necessidades.
Em resposta, os alemães questionam sobre quantos biliões os polacos já transferiram aos russos em troca de energia.
A Rússia tem feito advertências aos países da OTAN devido ao fornecimento de armas à Ucrânia, ressaltando que estas ações não contribuem para a paz na região.