As comandadas de Jaime Covilhã perderam, por 82-90, ontem, diante de Moçambique, na final do torneio qualificativo disputado na cidade de Bulawayo, no Zimbabwe
A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol falhou, ontem, o apuramento para o Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket 2023, a disputar-se na cidade de Kigali, no Rwanda. Na tarde de ontem, Terça-feira, as comandadas de Jaime Covilhã perderam, por 82-90, diante da selecção de Moçambique, em jogo referente à final do torneio qualificativo, prova realizada em Bulawayo, no Zimbabwe.
A extremo-base Italee Lucas e companheiras não entraram bem em campo, por isso falharam ao fazerem a leitura do jogo ofensivo e defensivo das moçambicanas. Por essa razão, o combinado angolano perdeu o primeiro e segundo período, 24-27 e 16-18). No terceiro quarto, a equipa técnica orientou o grupo a defender “homem a homem”, o que surtiu efeito.
Ao fim de 10 minutos desta fase, Angola conseguiu vergar o adversário por 30-20. Deste modo, o combinado angolano entrou para o quarto e último período a vencer, 65-70, cinco pontos de vantagem. Quando se esperava que Italee Lucas e colegas gerissem a vantagem, foi engano porque as moçambicanas, lidera- das em campo por Ingvild Mucauro, eleita MVP da final, tendo a mesma apontado 34 pontos, com maior dominio do jogo exterior, deram a volta no marcador Sara Caetano e Italee Lucas, esta última foi cestinha da Selecção Nacional com 28 pontos, tentaram nos minutos finais o lançamento exterior, mas não encontravam o caminho do cesto.