A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol mede forças, hoje, com a similar de Moçambique, na cidade de Bulawayo, no Zimbabwe, às 15:00 (hora de Angola), na final do zonal 6 de apuramento para o Campeonato Africano das Nações (CAN), vulgo “Afrobasket”, que terá lugar, na cidade de Kigali, no Rwanda, de 28 de Julho a 6 de Agosto do corrente ano. Ambas as formações bateram-se, no último Domingo, tendo Moçambique vencido, por 74-73.
As comandadas de Jaime Covilhã estiveram aquém do que era esperado pelos amantes da modalidade no país, visto que não conseguiram acompanhar a velocidade do adversário, chegando a perder ao intervalo, por 45-43.
Nesta tarde, as bicampeãs africanas estão proibidas de claudicar sob pena de ficarem pelo caminho.
Na sessão desta Segunda-feira, o seleccionador nacional recuperou a condição física, tendo aproveitado a ocasião para manter uma conversa com as atletas.
Entretanto, Jaime Covilhã reforçou junto das jogadoras a importância da vitória, dado que a Selecção Nacional joga a última cartada de acesso ao Afrobasket.
Para derrotar as moçambicanas, o cinco nacional é obrigado a imprimir maior velocidade nas transições ofensivas, assim como agressividade no momento da perda do esférico.
Teoricamente, as moçambicanas detêm o favoritsimo, por terem vencido o último desafio.
Neste sentido, terão de provar dentro da quadra que a vitória frente à selecção angolana não terá sido fruto do acaso.
Na outra partida, Zimbabwe terá pela frente a Zâmbia, às 13:00, em desafio que contará para a atribuição do terceiro lugar.