A película “Ice Merchants”, do realizador português João Gonzalez, conquistou o Prémio Annie, o ‘Óscar da animação’, na categoria de Melhor Curta-Metragem, tendo Pinóquio de Guillermo del Toro, da Netflix, sido distinguido como o melhor filme.
A 50.ª cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos Estados Unidos, decorreu no Sábado à noite (madrugada desse Domingo na Europa) em Los Angeles, Califórnia, e distinguiu ainda Pinóquio de Guillermo del Toro nas categorias de Melhor Animação de Personagem, Melhor Direcção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.
Ice Merchants estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de Amok, do húngaro Balázs Turai, Black Slide, do israelita Uri Lotan, Love, Dad, da checa Diana Cam Van Nguyen, e The Flying Sailor, das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.
O filme de João Gonzalez está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de Março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.