O combinado angolano, 2º com 12 pontos, precisa de vencer dois jogos para carimbar o passe para o Campeonato do Mundo da bola ao cesto, que será disputado na Ásia
No Arena do Kilamba, em Luanda, a Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, segunda com 12 pontos, começa hoje, às 19:00, a última Janela de Apuramento ao Mundial da Ásia, a defrontar o Uganda, 6º/8 pontos, em jogo referente à primeira jornada do grupo E do torneio qualificativo, cujo término está agendado para Domingo.
A precisar de duas vitórias para garantir presença no Campeonato do Mundo, a ter lugar na Indnésia, Filipinas e Japão, o combinado angolano é obrigado a assumir às rédeas do primeiro ao quarto (último) do período de jogo, de modo a vergar os ugandeses, estes que já estão fora da corrida de acesso à maior montra da bola ao cesto internacional. Para cumprir o objectivo, os hendecampeões africanos devem apostar no jogo exterior, ou seja, no lançamento a longa distância, porque no jogo interior o grupo está fragilizado com as ausências, por lesão, de Leonel Paulo e Sílvio Sousa.
Apesar de não ter qualquer possibilidade para o apuramento, os ugandenses vão procurar contrariar as investidas das principais unidades da turma angolana como Gerson Gonçalves, Valente e Childe Dundão. Amanhã, os comandados de Pep Clarós medem forças diante da selecção de Cabo Verde e encerram a série E diante da Nigéria. A Côte d’Ivoire é a primeira selecção africana a garantir o passe para o Mundial.
Pep Clarós optimista na qualificação
O treinador da Selecção Nacional sénior masculina de basquetebol, Pep Clarós, está optimista quanto à qualificação ao Campeonato do Mundo, a disputar-se este ano, na Indonésia, Filipinas e Japão. Pep Clarós reconheceu que a missão não será fácil, porque os adversários investiram bastante para contrariar o poderio dos hendecampeões africanos.