A Selecção Nacional sénior feminina de basquetebol mede forças, nesta tarde, às 16:00, com a Zâmbia, no zonal seis de Bulawaio (Zimbabwe), selectiva ao Campeonato Africano das Nações, vulgo Afrobasket, que terá lugar no Rwanda, de 28 Julho a 6 de Agosto do corrente ano, na cidade de Kigali.
Na primeira partida, na cidade de Bulawaio, a selecção angolana perdeu diante de Moçambique, por 52-74, com Cristina Matiquite a apontar dezaseeis pontos.
Entretanto, o resultado deixou o timoneiro do conjunto angolano, Jaime Covilhã, com os nervos à flor da pele, porque as atletas revelaram-se perdularias em vários momentos do desafio, chegando a perder ao intervalo por 41-37.
Na útlima Quarta-feira, a Selecção Nacional provou que o último resultado terá sido um acidente de percurso.
Diante do Zimbabwe (país organizador), as angolanas venceram por 105-41.
O adversário não dispôs de capacidade para discutir a vitória, na medida em que as bicampeãs africanas venciam ao intervalo por 55-23.
Eis as eleitas de Jaime Covilhã:
Rosa Gala, Italee Lucas, Cácia António, Edvánia Pascoal, Armanda Sindalwa, Artemis Afonso, Ana Gonçalves, Sara Caetano, Jéssica Malagi, Nadir Manuel, Avelina Peso e Cristina Matiquite.
Recorde-se que o zonal VI decorre no sistema de todos contra todos a duas voltas, devendo se apurar para a fase final do evento continetal o conjunto que somar o maior números de pontos durante os seis desafios.
O Afrobasket do Rwanda, recorde-se, contará com a participação de doze selecçõe, devendo os outros cinco saírem da fase final de qualificação.
A selecção angolana conquistou as edições do Afrobasket de 2011, organizado pelo Mali, e de 2013 que teve Moçambique como palco.