Após o 1º de Agosto (2º/35pts) ter perdido pontos diante do Santa Rita de Cássia (1-0), no último Sábado, os tricolores podem isolar-se, hoje, na liderança do Girabola se vencerem os católicos, às 16:00, na conclusão da 17ª jornada
No Estádio 11 de Novembro, na capital do país, medem forças as formações do Petro de Luanda e Santa Rita de Cássia do Uíge, no encerramento da 17ª jornada da 45.ª edição do Campeonato Nacional de futebol da primeira divisão, Girabola 2022/2023.
Esta partida não se disputou na data agendada pela Federação Angolana de Futebol (FAF) por força do engajamento do clube do Catetão na fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões Africanos.
Não há dúvidas de que a escorregadela do 1º de Agosto diante dos católicos do Uíge serve de motivação adicional para os tricolores, na medida em que dispõem de uma oportunidade para se isolarem na liderança.
Recorde-se que ambas as equipas partilham a liderança da prova raínha do futebol angolano com 35 pontos cada uma.
Apesar de o clube da região do “bago vermelho” estar a atravessar um momento digno de realce, a julgar pela posição que ocupa na tabela classificativa (6º/26pts), os prognósticos apontam para uma vitória folgada dos petrolíferos.
No embate da primeira volta, a formação sob o comando do português Alexandre Santos “cilindrou” o clube uigense por três bolas sem resposta, com golos de Tiago Azulão (duas vezes) e Jaredi Teixeira.
Eis os resultados da 17ª ronda: O Sporting de Benguela e Desportivo da Lunda-Sul não passaram além de uma igualdade a uma bola, resultado registado no encontro que colocou frente a frente as formações do Desportivo da Huíla e Recreativo do Libolo, tendo o Sagrada Esperança vencido o Interclube, por uma bola a zero.
O Bravos do Maquis do Moxico perdeu diante do 1º de Agosto, de Filipe Nzanza, por duas bolas a uma.
No Estádio Nacional de Ombaka, Wiliete de Benguela e Isaac e Filhos empataram sem golos.