A Expo-indústria será a primeira a ser realizada e terá lugar no próximo mês de Março, em Luanda, cujo lançamento foi feito ontem, em Luanda, pela Eventos Arena, organizadora do evento que já inscreveu 50 empresas
A realização de seis feiras faz parte do calendário deste ano 2023, da Eventos Arena, em- presa que se dedica à organização de exposições temáticas e multissetoriais pelo país, e visam estimular a troca de experiência entre empresários e, de modo geral, a economia nacional, por via da criação de empregos.
Fora da metropolitana Luanda acontece, de acordo com o calendário, de 24 a 27 de Maio, a 12ª edição da Feira Internacional de Benguela, cuja primeira edição foi realizada em 2011, no Estádio Nacional de Ombaka, arredores da cidade de Benguela. Para o próximo mês, em Luan- da, está agendada a realização da Expo-indústria, evento que se estende de 29 de Março a 1 de Abril.
O certame, que vai já na sua 5ª edição, dedica-se à exposição de bens e serviços ligados à indústria nacional e terá lugar na Zona Eco- nómica Especial de Viana, com a participação do Ministério da Indústria e Comércio. Nesta edição, que segundo o presidente do Conselho de Administração da Eventos Arena, Bruno Arbenaz, já estão inscritas 50 empresas que confirmaram a sua participação. 150 milhões de kwanzas é o valor que se prevê in- vestir para a realização desta feira.
A maior bolsa de negócios do país, a Feira internacional de Luanda – FILDA, acontece de 18 a 22 de Julho. A FILDA, que vai na sua 38ª edição, junta na Zona Econó- mica Especial de Viana empresários nacionais, de África e do mundo fora. A feira de cariz temático e vira- do para o sector da construção e da arquitetura, a Projekta , terá lugar de 25 a 28 de Outubro. Este evento não aconteceu em 2022 por razões técnicas.
Consta igualmente da agenda a Expo Feito em Angola, cuja primeira edição teve lugar em 2022. Este ano, o evento terá lugar de 14 a 18 de Novembro, na Zona Económica Especial de Viana. Energia e águas Entretanto, é no mês de Abril, com dias por confirmar, que acontece a primeira edição da feira de Energia e Águas, numa parceria deste departamento ministerial e a Eventos Arena.
Fonte da organização avançou a OPAÍS que estão a ser criadas as condições para que nada falhe. O objectivo é mostrar as potencialidades do país neste sector, sobretudo em termos de energias renováveis.
Os investimentos feitos na construção de estações de captação e na distribuição de água também serão expostos. Não me- nos importante, segundo a fonte, são os investimentos feitos nas hidro-elétricas que precisam ser expostos aos potenciais investidores estrangeiros.
O papel das feiras As feiras, quer temáticas, quer multissectoriais, servem para expor o que de melhor já se produz no país, busca de parceiros e de investidores para algumas iniciativas sobretudo do sector privado. Todos os anos são realizados vários eventos com este objectivo dentro e fora do país. Importa referir que, para além de Luanda, as outras províncias também realizam um leque de feiras. A Huíla, por exemplo, tem as feiras da produção nacional “local”, em Maio, Feira do Gado e mais tarde Expo- Huíla, que acontece em Agosto de cada ano.