Foram mais de 7 milhões de pedras encontradas que foram vendidas ao preço mais alto de 4 mil dólares registado em Janeiro daquele ano
Os royalties, que são taxas pagas pelo direito de usar, explorar ou comercializar um bem, renderam aos cofres do Estado, em 2022, 85 milhões de dólares, segundo dados divulgados recentemente pela Administração Geral Tributária (AGT) a que OPAÍS teve acesso. O mês de Janeiro foi o mais expressivo, em que os diamantes renderam aos cofres públicos mais de 7 mil milhões de kwanzas, cerca de 15 milhões de dólares.
No total, a arrecadação de impostos com os diamantes deram 63,8 mil milhões de kwanzas, cerca de 126 milhões de dólares ao Estado no ano de 2022, sendo que só em imposto industrial deu para o Estado mais de 21 mil milhões de kwanzas, cerca de 42 milhões de dólares.
Estes números advém de um total de 7 milhões de pedras encontradas em 2022, vendidas ao preço mais alto de 4 mil dólares registado em Janeiro daquele ano, e o preço mais baixo de 255 registados em Outubro do mesmo ano. Os dados a que OPAÍS teve acesso indicam ainda que o mês de Janeiro, com 11 mil milhões de kwanzas, foi o mais forte em termos de arrecadação, enquanto o mês de Fevereiro, com 1 mil milhões de kwanzas, foi o mais fraco.
POR: Ladislau Francisco