Terminou no último Domingo, 5, o período de formalização de candidaturas para o V Congresso ordinário da organização juvenil do Galo Negro, a JURA, cuja divulgação preliminar acontece amanhã, Quarta-feira, 8. Apenas seis candidatos formalizaram candidaturas
O momento que se segue é de avaliação e suprimento de insuficiências nos processos apresentados pelos pré-candidatos, para amanhã, Quarta- feira, 8, fazer-se a divulgação preliminar, e no próximo Domingo, dia 12, fazer-se a divulgação final.
De acordo com a porta-voz do conclave, Elsa Patako, o processo de submissão de candidaturas decorreu sem sobressaltos, apesar de a formalização da candidatura de Domingos Palanga ter sido adiada na passada Sexta-feira, 3, para Domingo, 5 de Fevereiro, por incumprimento de horário.
Os candidatos
Entre os seis contendores ao cadeirão máximo da Juventude Unida e Revolucionária de Angola (JURA), Nelito Ekuikui, ainda primeiro secretário da UNITA em Luanda, e Domingos Palanga, actual secretário provincial desta organização juvenil na capital, estão em posição de destaque. A favor de Ekuikui está o “excelente trabalho” realizado na capital do país, e ainda a proeza de ter apeado os opositores dos camaradas do centro da “política doméstica”.
É, também, como se diz à boca pequena, o preferi- do de Costa Júnior para “retirar a organização do marasmo em que se encontra”. No caso de Palanga, também ele eleito deputado à Assembleia Nacional pelo círculo provincial de Luanda, nas últimas eleições gerais de 2022, goza a seu favor o facto ser bem relacionado ao nível da mais alta estrutura do partido e de conhecer bem a JURA.
O jovem político, de 35 anos, conta com uma vasta gama de apoiantes de peso, membros do Comité Nacional da JURA e da sua Comissão Permanente em Angola e na diáspora, e tem como lema da sua candidatura “Reorganizar e empoderar para trans- formar”.
Não menos importante concorrente, está o jovem António Hilário Marques, natural da província de Luanda e militante da UNITA desde o exílio na África do Sul em 2002. Foi vice-ministro da Juventude e Desportos do Governo Sombra da UNITA, membro da Comissão Política da UNITA e do Comitê Nacional da JURA, membro fundador e Chefe das Operações da Brigada de Mobilização Nacional. A corrida conta ainda com os jovens João Lukombo, membro do Comité Nacional e docente universitário e Sebastião Salakiaku.
O académico e político diz que quer levar a JURA a uma dimensão nacional sem que uns se sintam excluídos e rejeitados. E, por último, está Roberto Gamba Figueira, antigo coordenador do “Movimento Revolucionário de Angola” que exerceu o papel de delegado de lista do par- tido UNITA nos pleitos de 2008, 2012 e 2017.
Participou ainda como delegado ao XI°, XII° e XIII° congressos ordinários deste partido. À semelhança de António Marques, diz-se que fez parte de uma pequena lista de excluídos de concorrer ao conclave, “elaborada por Adalberto Costa Júnior”, para abrir caminho a Nelito Ekuikui.