A extremo-base Alexia dos Santos Dizeko será a grande ausente da Selecção Nacional, visando as eliminatórias de acesso ao Campeonato Africano de Basquetebol sénior feminino (Afrobasket`2023), de 20 a 28 de Fevereiro, no Zimbabwe, por motivos académicos.
De 21 anos de idade e 1,82 metros, a jogadora do South Georgia Technical College, dos Estados Unidos da América, fica de fora, desta vez, após estreia pelo combinado nacional em 2019.
Na altura, a evoluir pelo Helios Sion da Suíça, integrava um leque de dez “novatas”, entre 20 jogadoras pré-convocadas, curiosamente, também para as qualificativas do Afrobasket, mas de 2019, decorrido em Dakar (Senegal).
A ausência da atleta foi comunicada pelo seleccionador, Jaime Covilhã, esta Segunda-feira, em Luanda, em conferência de imprensa, para divulgação do programa de trabalho da pré-selecção feminina convocada na semana última, acrescentando que ela se mostra disponível para outras ocasiões.
Na ocasião, anunciou a viagem, Terça-feira, do combinado nacional para a cidade do Lobito, província de Benguela, onde decorrerá um estágio de aproximadamente 16 dias.