A embaixada do Brasil anunciou, ontem, a passagem por Luanda, nos dias 25, 26 e 27 de Janeiro e de 3 a 5 de Fevereiro, do Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, da Marinha brasileira, no ambito da participação daquele país no exercício multinacional “OBANGAME EXPRESS 2023”, que ocorrerá de 28 de Janeiro a 2 de Fevereiro com a participação de 29 países, dentre eles africanos, americanos e europeus.
Uma nota de imprensa, a que OPAIS teve acesso, refere que a participação da Marinha Brasileira nesta operação demonstra, uma vez mais, o engajamento decidido com a agenda de paz e segurança internacional e com a segurança marítima no atlântico sul. A comissão “OBANGAME EX- PRESS 2023”, lê-se na nota, tem como principal objectivo o treinamento dos países da costa ocidental africana para fortalecimento da segurança marítima no Golfo da Guiné.
A mesma, prossegue o documento, foi criada na esteira da resoluções do Conselho de Segurança das Nações Unidas de 2011 e 2012 para a repressão da pirata- ria, do roubo armado, pesca ilegal, terrorismo no mar e tráfico de drogas no Golfo da Guiné. O Navio-Patrulha Oceânico “Araguari”, o terceiro de três outros navios da classe “Ama- zonas”, partiu da cidade de Natal, no nordeste brasileiro, no dia 10 de Janeiro, com destino a Luanda.
O Araguari já participou de diversas missões com marinhas de países amigos, dentre as quais se destacam a Obangame Express de 2016, 2019 e 2021, em comemoração aos 50 anos das Forças Armadas de Cabo Verde em 2017 e a operação “Grand African Nemo de 2022. Ao participar da OBANGAME EXPRESS 2023, esclarece a nota, o Brasil consolida sua cooperação militar e em assuntos de segurança marítima com Angola e com os demais países da região.