Um jovem de 18 anos abusou sexualmente dos seus irmãos menores. Um tem oito anos (do sexo masculino) e outro 12 anos de idade (do sexo feminino), no município de Viana. O irmão aproveitava-se da ausência dos tutores para praticar a sua acção. O caso foi denunciado ao SOS-Criança
Os três irmãos (o acusado e as vítimas) são órfãos de mãe e vivem, em Viana, com o pai e a madrasta. Na última semana, a equipa do SOS criança registou 22 crimes de abuso sexual em todo país, entre os quais este do irmão de 18 anos de idade que violava os irmãos de oito e 12 anos de idade. Ele, que devia cuidar dos irmãos menores, abusava dos mesmos, tanto do sexo masculino quanto do sexo feminino.
Depois da denúncia, feita através do SOS-Criança, o caso foi encaminhado para o Serviço de Investigação Criminal (SIC) para se apurar a veracidade da denúncia. Ainda em Viana foi reportado quatro denúncias de abusos sexuais, sendo uma em que é vítima uma criança de seis anos de idade, num acto praticado por um cidadão de 46 anos de idade. A vítima recebeu assistência médica, o abusador esteve detido por duas semanas, está solto, enquanto seguem outros trâmites legais.
Ainda na província de Luanda, is- to no município do Cazenga, foram registadas duas denúncias de abuso sexual, sendo no primeiro a vítima uma criança de 15 anos de idade, que foi violada por sete indivíduos. O caso, que já está sob a alçada do comando municipal da Polícia Nacional e da direcção Municipal da Acção Social, tem três detidos e quatro dos supostos abusadores estão em parte incerta. Um caso caricato aconteceu no município de Luanda, num colégio, onde uma criança de seis anos de idade do sexo feminino foi abusada pelo colega de sete anos de idade, no interior do quarto de banho da instituição de ensino.
As duas famílias estão a ser acompanhadas pelo INAC. No Kilamba Kiaxi, a denúncia foi também de abuso sexual, em que é vitima uma criança de 13 anos de idade, num acto praticado pelo progenitor. De acordo com a queixa, a criança é órfã de mãe, estando a residir com a madrasta e o abusador, uma situação que tem sido recorrente, sobretudo na ausência da madrasta. Crime sexual contra a criança fora de Luanda A equipa de SOS-Criança registou na província de Benguela quatro casos de abuso sexual, ocorri- dos nos municípios de Caibambo, Benguela, e Baia Farta.
Destaque para o caso da criança de 11 anos de idade abusada sexualmente pelo pai de 37 anos.. Noutro caso, o progenitor, de 35 anos de idade, sob ameaças e torturas, esforçava as duas filhas de 14 e 16 anos de idades abusando-as sexualmente. Outra violação em grupo aconteceu na província do Bié, município do Chinguar, onde é vítima uma criança de 15 anos de idade, num acto praticado por quatro indivíduos que ainda continuam em fuga.
Por outro lado, duas crianças foram vítimas de prática de feitiçaria, na província do Zaire, sendo uma de sete e outra de nove anos de idade. Consta que as crianças foram sequestradas pelo padrasto com o apoio de um suposto quimbandeiro, para uma mata que dista a mais de 100 Km da cidade, com intuito de praticar o ritual de libertação da criança. Tanto o padrasto como o quimbandeiro foram detidos e as crianças estão a ser acompanhadas pelo serviço provincial do INAC.