O antigo guarda-redes do Cambondo de Malanje, Sagrada Esperança da Lunda-Norte, Petro de Luanda e 1º de Maio, Rui Manuel “Kivota”, disse que a falta de educação financeira, no seu tempo, contribuiu para os problemas sociais que alguns ex-atletas atravessam hoje.
Kivota adiantou que, sempre que o jogador estivesse a brilhar, não havia orientação interna e externa, e isso acabou por prejudicar a vida de antigos craques do futebol angolano dentro e fora do país.
“A falta de educação financeira dificultou a carreira de alguns atletas fora de campo, porque não havia orientação interna e externa por parte dos clubes e isso fez com que muitos se perdessem”, frisou o ex-guarda redes do Sagrada Esperança da Lunda-Norte.
O então campeão pelo emblema diamantífero em 2005 e também pelo Petro de Luanda em 2009, disse que a má-fé de alguns dirigentes, no momento da assinatura dos contratos, também cimentou a desgraça de muitos jogadores do seu tempo.
Por isso, Kivota alertou os mais novos a terem mais cautelas, assim como contratarem gestores de conta, mediante contratos, no sentido de orientarem melhor como fazer gastos em vários domínios.
“Isso tem acontecido nas outras paragens, não é nada anormal chamarmos essa realidade para nós, visto que depois da carreira é importante continuar a trabalhar e a viver dentro ou fora do desporto”, fez saber o ex-internacional angolano.
O antigo guarda-redes adiantou que, actualmente, os atletas têm mais oportunidades, logo é importante não as desperdiçar, porque o futuro dependerá daquilo que for feito para o fim da carreira.