O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vai informar a equipa para as eleições presidenciais de 2024 em 28 de Janeiro na Carolina do Sul, naquele que será o seu primeiro evento público de campanha
A informação foi adiantada à Associated Press (AP) por uma pessoa familiarizada com os planos.
Esta fonte falou com a AP sob condição de anonimato, porque não estava autorizada a falar publicamente.
Trump vai juntar-se, assim, aos seus mais importantes apoiantes na Carolina do Sul – a senadora norte-americana Lindsey Graham e o governador Henry McMaster. A campanha do ex-Presidente republicano já havia confirmado o evento, mas não forneceu detalhes.
O evento também vai acolher membros da delegação do Congresso daquele Estado, bem como congressistas estaduais, de acordo com a fonte da AP.
O congressista Russell Fry, que com o apoio de Trump derrotou Tom Rice nas eleições primárias em 2022, disse à AP que iria marcar presença no certame.
Algumas autoridades eleitas na Carolina do Sul têm recebido pedidos de Graham a pedir que apoiem a reeleição de Trump.
Pelo menos duas das pessoas consultadas recusaram a solicitação, segundo a AP.
Desde que anunciou a sua última corrida presidencial em Novembro de 2022, Trump limitou as suas aparições públicas de campanha a eventos na sua propriedade em Mar-a-Lago, na Florida, para um grupo de convidados ou em ambiente virtual. A visita do ex-chefe de Estado à Carolina do Sul ocorre quando dois dos principais republicanos do Estado ponderam candidatar-se às eleições de 2024.
Nikki Haley, ex-governadora e exembaixadora na ONU, disse que iria considerar uma candidatura à Casa Branca.
Por seu lado, o senador Tim Scott tem visitado outros Estados de votação antecipada e lançou um comité de acção política que pode se tornar um veículo de campanha presidencial.
À AP, um porta-voz de Scott não comentou o assunto após ser questionado se o senador iria ao evento de Trump.