Após empatar ontem com o Mali, 3-3, na primeira jornada do grupo D da prova reservada a atletas que actuam em África, Angola complica a passagem para a outra fase, visto que na série são somente três, incluindo a Mauritânia, adversário da próxima Sexta-feira
A Selecção Nacional de futebol empatou ontem diante do Mali, por 3-3, em jogo a contar para a primeira jornada do grupo D, do CHAN 2023 que decorre na Argélia.
O domínio da partida era dos Palancas Negras, por isso o avançado Depú fez o primeiro golo aos doze minutos.
Após o feito de Depú, os pupilos de Pedro Gonçalves tinham o jogo controlado, mas os malianos acertaram o seu jogo.
Por isso, começaram a pressionar a defesa dos angolanos que cometia muitos erros nas compensações no centro.
Assim, aos 23 minutos, Hamidou Sinayoko fez o empate para os seus colegas e adeptos nas bancadas do Olympic Oran Stadium.
Ainda assim, a motivação dos angolanos voltou a subir de tom em campo, visto que volvidos três minutos o avançado Depú voltou a colocar os Palancas Negras em vantagem.
No reatamento da partida, os anglanos entraram melhor no jogo, aliás, com algumas jogadas ofensivas, pressionavam os malianos.
Isto permitiu que o médio Gilberto marcasse o terceiro dos angolanos aos setenta e dois minutos numa jogada de belo efeito.
Como é evidente, o Mali, depois do golo, não cruzou os braços, pelo contrário, agigantou-se e empurrou o onze angolano à sua defesa.
Em sede da pressão maliana, a defesa angolana cedeu e Yaro Mamadou Diaby marcou aos setenta e oito minutos.
E, aos oitenta e três minutos, o Mali empatou a partida por intermédio de Ousmane Coulibaly que apanhou sempre a defesa angolana em contra mão.
O empate coloca Angola com um ponto no grupo D, mas na corda bamba, porque são somente três equipas e passa somente uma. Implica que se o Mali vencer a Mauritânia passa directamente para a outra fase, deixando para trás Angola orientada por Pedro Gonçalves.
Em 2010, no CAN que Angola acolheu, também em Janeiro, Angola vencia o Mali por 4-0, mas quando se deu o apito final os pupilos de Manuel José viram-se empatados por 4-4.
No Estádio 11 de Novembro, em Luanda, muitos adeptos saíram aos prantos e não sabiam o que dizer e fazer.