Mil 170 jovens foram formados nas diversas especialidades, em 2022, na província do Bié, pelo Instituto Nacional de Emprego e Formação Profissional (INEFOP), contra os cerca de mil do igual período anterior.
A informação foi avançada ontem, à ANGOP, na cidade do Cuito, pelo responsável do Inefop local, Filipe Evaristo Paquisi. Do total dos formados, 298 são mulheres.
A província do Bié possui cinco centros de artes e ofícios, com 16 especialidades, como a carpintaria, marcenaria, alvenaria, corte e costura, electricidade de baixa tensão, mecânica auto, pastelaria, culinária, decoração, montagem de antena parabólica, informática na óptica do utilizador e outras.
Com vista a dar resposta à necessidade dos formados, ainda em 2022, mil 270 jovens receberam kits profissionais, nos nove municípios da província do Bié.
Deu a conhecer que neste período perto de 900 jovens ingressaram no mercado de trabalho, com destaque para os sectores de construção civil, hotelaria e turismo, comércio.
Para a fonte, é importante que o Governo da província continue a potencializar a classe empresarial local, para dar contributo eficaz na criação de mais emprego para os jovens, mormente os formados pelo INEFOP.
Em 2023, essa instituição continuará a trabalhar com as administrações municipais, para obter mais apoios, sensibilizar os empregadores privados a dar mais oportunidades aos jovens formados e sobretudo despertar a juventude para adesão aos seus serviços.
Cuito vai ganhar mais um centro de formação profissional A província do Bié, concretamente a cidade do Cuito, vai ganhar, em Março de 2023, um novo centro integrado de formação profissional, com a capacidade de albergar dois mil 400 jovens em três turnos/dia.
A nova unidade de formação prevê formar juventude nos cursos de adornos do lar, cabeleireiro, informática, estética e outros já existentes na região.
A infra-estrutura, erguida na centralidade do Cuito, está já concluída e apetrechada, aguardando somente pela sua inauguração.
Foi construída no âmbito do Plano de Acção Para a Promoção da Empregabilidade (PAPE).