No âmbito da Agenda Cultural para 2023, e no decurso das celebrações do centenário de Neto, o Memorial Dr. António Agostinho Neto (MAAN) realiza, no dia 13 de Janeiro, Sexta-feira, às 16 horas, no seu auditório, o lançamento do livro “100 Poemas para Agostinho Neto” e, posteriormente, a apresentação do vídeo-clipe “Vina”, de Nginga Nachicusse.
O livro é co-editado entre o Memorial e a União dos Escritores Angolanos (UEA) e representa a manifestação poética de Agostinho Neto que reúne uma colectânea de poemas escritos por poetas membros da UEA.
O discurso poético em homenagem a Agostinho Neto gira em torno da nostalgia, da valorização dos aspectos culturais de Angola, da melancolia, da dor, e, acima de tudo, traz uma literatura que serve, igualmente, como diálogo aberto com o poeta homenageado.
Entretanto, como momento cultural, a organização destaca, no mesmo dia, a apresentação do vídeo-clipe de Nginga Nachicusse “Vina” que retrata a vida e o diaa-dia dos hábitos e costumes dos povos nyaneka humbe da região Sul de Angola, exactamente das terras da Huíla, Cunene e Cuando Cubango.
Nginga Nachicusse volta às origens com “Vina” um retrato fiel dos hábitos e costumes dos nyaneka na criação do gado que serve como alimento, trabalho e também como riqueza e poder para os proprietários.
Este vídeo-clipe enaltece a cultura Nyaneka no seu todo como fonte de inspiração para estudiosos, historiadores na voz de Nginga Nachicusse e o grupo folclórico os Camatemba da Humpata um dos grupos mais antigos da região desde a nossa independência.