Um acordo para a formação de 80 estudantes, em vários cursos profissionais, foi assinado nesta segunda-feira, na cidade do Uíge, pelo director provincial do INEFOP, Bozardo Bongo, e o presidente da Associação dos Estudantes do ISCED-Uíge, Nlando Ngoma.
Os estudantes serão formados nos cursos de ladrilho, decoração de evento, montagem de antena parabólica e reparação de telefone, cujo início da formação está marcado para o próximo dia 16 de Janeiro.
Depois da assinatura do acordo, Bozardo Bongo informou que a formação, que terá a duração de 45 dias, visa dotar os estudantes de conhecimentos teóricos e práticos nos vários cursos profissionais, a fim de promover o auto-emprego na região.
Por sua vez, o presidente da Associação dos Estudantes do ISCEDUíge, Nlando Ngoma, explicou que a iniciativa se enquadra no projecto “Sou profissional sou independente”, justificando que muitos estudantes não possuem sequer um curso profissional, além da frequência da formação académica.
Com este acordo, continuou, a associação do ISCED-Uíge vai oferecer bolsas de formação profissional, uma medida que vai ocupar e criar oportunidade de emprego aos estudantes depois de concluírem a formação académica.
O projecto “Sou profissional e sou independente”, criado em 2022, visa criar oportunidades de formação profissional aos estudantes, garantindo, deste modo, a promoção de emprego à juventude local.