Compõem o corpo de júri, reconhecidas personalidades do Universo Literário e Cultural de Língua Portuguesa, das quais se destacam Domício Proença, do Brasil, Germano Almeida, de Cabo Verde, Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe e José Pires Laranjeira, de Portugal
O escritor, docente e crítico literário, angolano, Hélder Simbad, integra a lista do júri da 8ª Edição do Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa, a realizarse nos próximos dias na sede da UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, em Lisboa, Portugal.
O escriba, que já vem integrando o corpo do júri em diferentes festivais e concursos universais de Literatura e Cultura, no Brasil, em Portugal, Cabo Verde, França, entre outros, vai nesta edição partilhar o mesmo painel constituído por reconhecidas personalidades do Universo Literário e Cultural de Língua Portuguesa, entre as quais Domício Proença, do Brasil, Germano Almeida, de Cabo Verde, Inocência Mata, de São Tomé e Príncipe, assim como José Pires Laranjeira, de Portugal.
A lista do júri desta edição é ainda constituída pelos escritores, Luís Carlos Patraquim, de Moçambique, Luís Costa, de Timor-Leste, Tony Tcheka, da Guiné-Bissau, Yao Jing Ming, de Macau, Rui Lourido, representante da UCCLA e João Pinto de Sousa, representante do Movimento 800 Anos de Língua Portuguesa.
O representante angolano no evento, é autor dos livros, “Enviesada Rosa” (Prémio Literário António Jacinto), editado em Angola e “Insurreição dos Signos”, em Portugal, entre outros.
Professor, escritor, poeta e crítico literário licenciado em Línguas e Administração pela Universidade Católica de Angola, Hélder Simbad conta com vários textos e artigos publicados em antologias, revistas, jornais e sites nacional e internacional.
O escritor
Nascido na província de Cabinda, a 13 de Agosto de 1987, Hélder Silvestre Simba André é membro do Movimento Litteragris, agremiação artístico-literário juvenil com um pendor de academia, fundada no dia 17 de Outubro de 2015, na União dos Escritores Angolanos.
Começou a sua actividade artística entre 1997 e 1998, escrevendo poesia.
Foi coordenador geral do Movimento Litteragris. Tem poemas, contos e artigos publicados na Revista Palavra & Arte, no Jornal Cultura Angolana, no Jornal OPAÍS, no Blogg brasileiro poemário-prosaeverso.
blogspot.com e na Revista Tunda Vala.
O galardão
O Prémio de Revelação Literária UCCLA-CMLisboa – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa tem como objectivo estimular a produção de obras literárias nos domínios da prosa de ficção (romance, novela, conto e crónica) e da poesia, em língua portuguesa, por escritores que nunca tenham publicado uma obra literária.
O galardão é uma iniciativa da União das Cidades Capitais Luso Afro-Américo-Asiáticas (UCCLA), também designada UCCLA – União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa, pessoa colectiva n.º 501909311, com sede na Av. da Índia, nº 110, 1300- 300, Lisboa.
O prémio foi criado, em 2015, conjuntamente com o Movimento (2014) 800 Anos da Língua Portuguesa, tendo em 2020 sido estabelecidas duas parcerias: uma com a editora Guerra e Paz, que passará a responsabilizar-se pela edição da obra premiada e outra com a Câmara Municipal de Lisboa, no âmbito do Festival Literário de Lisboa – 5L.
De acordo com o regulamento do concurso, são admitidas candidaturas de concorrentes que sejam pessoas singulares, de qualquer nacionalidade, fluentes na língua portuguesa, com idade não inferior a 16 anos.
No caso dos menores de 18 anos, a atribuição de prémios ficará sujeita à entrega de declaração de aceitação pelos respectivos titulares do poder paternal.
O estatuto faz ainda menção que a participação na presente iniciativa deverá ser feita até às 24 horas do dia 10 de Fevereiro, por correio electrónico, para o endereço premioliterario@uccla.pt nos termos previstos no Regulamento.