Trata-se de António Marques, João Lukombo e Nelito Ekuikui, todos membros efectivos da JURA, que manifestaram já a intenção de se candidatarem ao cadeirão máximo da organização juvenil da UNITA
Depois de chegar ao fim o ciclo de vigência da direcção saída do IV Congresso Ordinário da JURA, realizado de 8 a 10 de Novembro de 2018, para um mandato de quatro anos, é chegado o momento de eleger uma nova direcção, no V Congresso Ordinário, previsto para os dias 15, 16 e 17 de Março de 2023.
No que respeita às candidaturas para a liderança da JURA, três candidatos demonstraram já interesse em se candidatar para liderar a organização. São eles, António Marques, João Lukombo e Nelito Ekuikui, todos membros efectivos da referida organização. A informação foi avançada ao jornal OPAÍS pela porta-voz do Congresso, Elsa Patako, que, apesar de ter considerado prematuro, referiu que poderão surgir ainda vários interessados em se candidatarem ao cargo de secretário-geral da JURA.
A responsável fez saber que os preparativos para a realização do V Congresso Ordinário da JURA decorrem a bom ritmo. “Nós estamos a caminhar para a fase de orientação aos acompanhantes das conferências municipais e provinciais, só depois disso é que vamos para a recolha de assinaturas dos pré-candidatos”, disse. Sublinhou que só a partir do dia 1 a 5 de Fevereiro é que vai começar a formalização de candidaturas ao cargo de secretário-geral da JURA.
Elsa Patako avançou que a publicação dos resultados preliminares dos processos dos candidatos, será no dia 8 de Fevereiro, já a divulgação definitiva das candidaturas decorrerá no dia 12 de Fevereiro, bem como o sorteio das posições no boletim de voto e o início da campanha eleitoral.
Dinamizar a organização
O V Congresso Ordinário da JURA está previsto para os dias 15, 16 e 17 de Março do ano em curso. Será realizado em Luanda, sob o lema, “JURA Inovar e Mobilizar para Vencer”. Vai contar com a participação de 587 delegados, vindos das 18 províncias do país e também da diáspora. O referido Congresso vai alterar e aprovar os estatutos e os seus regulamentos, vai eleger o comité nacional e o secretário-geral, que é o representante máximo da organização.