Um centro de saúde com capacidade para mais de 35 camas poderá ser inaugurado, em Abril próximo, na localidade do Panguila, município do Dande, província do Bengo.
O anúncio foi feito pela governadora do Bengo, Maria Antónia Nelumba, durante uma visita de campo que efectuou aquela localidade para avaliar a situação sócio-económica.
A unidade hospitalar vai contar com os serviços de medicina, pediatria, farmácia, entre outros.
No Panguila, a governadora reuniu-se com os empresários e moradores, tendo estes apresentado as principais preocupações que enfrentam diariamente.
Entre elas constam a falta de saneamento básico, água, energia eléctrica, transporte público, vias de acesso, escolas, emprego, situação do programa de reconversão da economia (PREI), entre outros.
A governante visitou o centro de distribuição de água responsável por garantir o abastecimento aos mais de 100 mil habitantes da localidade, e no âmbito da apresentação da sexta fase do plano de acção para a empregabilidade fez a entrega de 30 kits profissionais de diversas actividades.
Mereceram também a atenção da governadora, a vala de drenagem das águas pluviais do projecto modular entre os sectores 1 e 9, as residências em risco de desabamento no sector 9, o pavilhão ocupacional de artes e ofícios, a coordenação do projecto habitacional e as ruas intransitáveis por acção das chuvas.
Quanto as questões relativas ao ensino, referiu que as mesmas estão acauteladas nos programas económicos e sociais para o presente ano.
Maria Nelumba garantiu a solução dos problemas apresentados e aconselhou as comunidades a organizarem-se em cooperativas e associações para se beneficiarem de créditos e outros apoios.
Jovens do Panguila recebem kits profissionais
Trinta kits profissionais foram entregues aos jovens da localidade do Panguila, comuna da Barra do Dande, para o fomento de empregabilidade, pela governadora Maria Nelumba.