O coordenador do núcleo dos antigos praticantes de ténis do Huambo, Lino Costa, prometeu trabalhar junto das escolas e clubes na reactivação da modalidade na província, num projecto focado na identificação de novos talentos.
O responsável disse tratar-se de um projecto já apresentados ao gabinete local da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos com o objectivo de tornar a província numa potência nacional do ténis, com a revitalização da modalidade em todos os municípios.
Acrescentou que o plano de reactivação e identificação de talentos conta, entre outros, com amantes locais da modalidade e professores da disciplina de Educação Física, para criar o gosto pela prática a partir das escolas, com abrangência inicial de 60 crianças, dos oito aos 15 anos de idade, na categoria de mini-ténis.
O praticante informou que o núcleo, criado há mais de cinco (5) anos, conta, no âmbito do projecto de reactivação e massificação da modalidade, com o apoio de três clubes locais, nomeadamente o Ferrovia, JGM e o Petro do Huambo. Acrescentou que as actividades têm, igualmente, o apoio dos praticantes de ténis na província de Luanda, que disponibilizaram materiais desportivos, com o objectivo de permitir a formação de equipas locais.
Explicou que o núcleo, constituído por amantes do ténis, tem por objectivo a recuperação das infra-estruturas, a formação de treinadores e tenistas de qualidade e a descoberta de novos talentos, na perspectiva de tornar a província num pólo do desenvolvimento da prática no país.