No ano de 2022, a Delegação do Ministério do Interior no Bengo registou um total de 110 mortes, como consequência de 432 acidentes de viação ocorridos neste território nacional
Os dados foram apresentados pelo Comissário Delfim Inácio, responsável do MININT e Comandante Provincial do Bengo PNA, quando fazia o balanço anual, durante a cerimónia de cumprimentos de fim de ano, que decorreu em Caxito, no município do Dande. Delfim Inácio referiu que, no capítulo dos acidentes de viação, foram registados 432 casos, que resultaram em 110 mortos e 575 feridos, causando danos materiais avaliados em 127.578.000 KZ.
A província do Bengo registou 1.872 crimes de origem e natureza diversas e destes foram esclarecidos 1.358, no período de Janeiro à Dezembro do ano de 2022. Um total de 1.499 cidadãos foram detidos por presumível prática de crimes, que resultou no desmantelamento pela Polícia Nacional, de 36 grupos de supostos malfeitores.
O responsável destacou os desafios dos seus efectivos durante o ano, por conta das eleições gerais de Agosto, que disse terem sido asseguradas com êxito; as operações Usalama, Teia de Aranha, Basadi e Pincel Azul, que também tiveram resultados positivos e ajudaram a reduzir os níveis de criminalidade e de sinistralidade rodoviária. “O Serviço de Migração e Estrangeiro nesta província controlou 1.134 estrangeiros de nacionalidades diversas e emitiu 1.121 passaportes.
No que diz respeito a situação carcerária o Serviço Penitenciário controlou 683 reclusos, ao passo que, o Serviço de Protecção Civil e Bombeiros (SPCB) registou um total de 167 ocorrências com destaque para 59 incêndios e 27 afogamentos com maior incidência no rio Dande”, disse. Para o ano 2023, o Comissário perspectivou para os efectivos a aposta na formação contínua, com acções motivacionais, preparar a estrutura da Delegação Provincial para os desafios que possam resultar da nova divisão administrativa.