Um funcionário afecto ao Tribunal de Comarca do Cuito e outro pertencente à sala genérica de Camacupa, na província do Bié, foram detidos pelo Serviço de Investigação Criminal (SIC), por suspeita de falsificação de documento e associação criminosa.
A informação foi avançada ontem, à ANGOP, no Cuito, pelo porta-voz do SIC, Simão Londaca. Trata-se de um oficial de diligência e outro ajudante de escrivão, ambos de 3ª classe, de 33 e 38 anos de idade, respectivamente, acusados de facilitaram uma cidadã, em Maio do ano passado, com uma certidão falsa de adopção de quatro menores órfãos.
De acordo com Simão Londaca, os implicados foram detidos no dia 28 de Dezembro passado, mediante investigações, resultante de um ofício reme- tido pelo consulado português à Procuradoria-Geral da República (PGR) no Bié, para a autenticidade do documento, altura em que a cidadã pretendia viajar com as crianças para aquele país da Europa.
Simão Londaca confirmou a existência do processo de adopção que decorre no Tribunal de Comarca do Cuito, província do Bié, sem, no entanto, ainda haver o parecer favorável.