O balanço da situação operativa do comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiro, das últimas 72 horas, dá conta da ocorrência de três mortes por afogamento, todos ocorridos no município sede, no distrito urbano da Ingombota
Durante o período em análise, 30, 31 e 01, as forças do Comando Provincial de Luanda do Serviço de Protecção Civil e Bombeiros realizaram actividades diversas, segundo o porta- voz, Faustino Miguêns, num total de 82, com o infeliz registo de três mortes por afogamento. “Fizemos a remoção de três cadáveres, no município de Luanda, distrito urbano da Ingombota, nos bairros da Praia do Bispo, Coqueiros e Ilha do Cabo.
Dos três cidadãos, presumíveis vítimas de afogamento, com 21, 32 e 39 anos de idade, um foi encontrado sem vida em cima de um contentor”, disse. As actividades diversas que aponta envolveram ainda a chamada para acudir oito incêndios, cujas presumíveis causas são o curto-circcuito, fogo posto, fuga de gás e negligência, e ocorreram nos municípios de Viana, Luanda, Cazenga, Cacuaco e Icolo e Bengo. Os sectores afectados pelo incêndio foram o da habitação, comércio, energia e ambiente.
Os bombeiros foram ainda chamados para executarem 21 serviços pré-hospitalares, que culminaram com o socorro do mesmo número de cidadãos para as unidades hospitalares, vítimas de acidentes de viação, agressão física, queda na via pública e por patologias diversas, nos municípios de Luanda, Viana, Talatona, Icolo e Bengo, Cacuaco e Belas. “Fizemos duas neutralizações de derrames de combustíveis na via pública, provocados por duas viaturas em mau estado técnico; uma neutralização de invasão de enxame de abelha, no Icolo e Bengo; se- te aberturas de portas bloqueadas, no Kilamba, Sequele e Talatona, e um desprendimento de anel de um cidadão de 20 anos de idade”, sublinhou.
Consta também do balanço o desenvolvimento de 38 campanhas de sensibilizações às populações, ocorrido nos mercados, super- mercados, igrejas, aos automobilistas e na via pública, com objectivo de elevar a cultura e consciência preventiva as populações durante o período da quadra festiva. No âmbito das solicitações às intervenções durante o período em análise, a instituição em destaque recepcionou um total de 44 chamadas, destas 42 confirmadas e intervencionadas pelos bombeiros, e duas não confirmadas.