A nova plataforma online de licenciamento de clubes da Confederação Africana de Futebol (CAF) vai dinamizar e criar maior profissionalismo à modalidade no continente, consideraram, ontem, no Lubango, dirigentes desportivos no workshop regional afim.
A Plataforma online de Licenciamento de Clubes da CAF (CLOP) é um sistema de ferramentas electrónicas projectado para gerenciar o processo de licenciamento e inspecções de estádios para competições continentais e nacionais.
A plataforma, lançada em 2022, foi apresentada às associações membros, durante um seminário de Licenciamento de Clubes da CAF, no Cairo, Egipto.
Como parte das suas funcionalidades, a CLOP permite, entre outros, que os licenciadores implementem um processo de inscrição de clubes totalmente automatizado e electrónico para competições continentais e nacionais.
Para o secretário-geral da Federação Moçambicana de Futebol, Hilário Madeira, com a plataforma, os clubes poderão fazer o licenciamento a qualquer momento, hora, em qualquer lugar, cumprindo os regulamentos da CAF.
O responsável avançou terem como maior desafio a dinâmica do processo, pois os clubes moçambicanos já têm noção, através do projecto de pro-licenciamento que apura para as fases, mas tendem a migrar de forma lenta para o novo sistema.
Realçou que, actualmente, o processo é manual e requer deslocações, movimentos, o que atrasa o processo das datas limites, mas com a plataforma poder-se-á cumprir com os procedimentos em qualquer lado do país.