O presidente do Conselho Técnico da Federação Angolana de Futebol (FAF), José Neves, fez questão de assinalar a este jornal, na última Quinta-feira, que o workshop sobre a Plataforma Online de Licenciamento de Clubes (CLOP) que terá lugar na cidade do Lubango, na província da Huíla, “constitui um grande feito para o futebol angolano
José Neves esclareceu que o evento terá como foco capacitar os agentes desportivos na utilização desta plataforma, que vai acabar com a burocracia no processo de licenciamento de clubes, quer da primeira divisão, quer do segundo escalão.
Doravante, sublinhou, o licenciamento de clubes que participam nas provas africanas será feito nesta plataforma.
O dirigente disse, sem filtros, estar expectante, uma vez que Angola acolhe o evento pela primeira vez.
“É um evento que vai, certamente, elevar o conhecimento dos dirigentes desportivos no registo de atletas e na componente organizacional”, começou por apontar.
José Neves acrescentou que o certame vai reunir 14 países, a saber: África do Sul, Botswana, Cabo Verde, Angola (país organizador), Suazilândia, Guiné-Bissau, Lesotho, Malawi, São Tomé e Príncipe, Maurícias, Moçambique, Namíbia, Seychelles e Zâmbia.
Referiu, igualmente, que o evento contará com a presença das associações provinciais (APF’s) e de clubes.
José Neves garantiu, por outro lado, que as delegações internacionais regressam aos seus países no dia 1 de Junho do corrente ano, sendo que no dia seguinte, 2, realiza-se a sessão nacional que contará com a prelecção de um elemento da Confederação Africana de Futebol (CAF).
De realçar que directores desportivos e técnicos de licenciamento dos clubes que militam na prova raínha do futebol angolano e na segunda divisão estarão presentes nessa sessão.
Instado a dar pormenores sobre as condições do encontro, José Neves revelou que «tudo está garantido», assinalando que o seu elenco contará com o forte apoio do Governo Provincial da Huíla, assim como da CAF.
Lembrou que o órgão reitor da modalidade no país vai custear a hospedagem e alimentação das associações provinciais, sendo que a CAF vai suportar as despesas dos participantes internacionais.
“É, na verdade, um grande feito para o nosso futebol. As expectativas são altas. É a primeira vez que o nosso país organiza um evento deste género.
Temos o apoio do governo da Huíla. Verdadeiramente, as condições humanas e logísticas estão garantidas”, começou por dizer.
Recorde-se que o processo de licenciamento engloba a apresentação do relatório e contas do exercício de um determinado período, vistoria aos estádios, só para citar.